FAQ

Esta página é dedicada ao esclarecimento de dúvidas frequentes. é com muito agrado que acolheremos sugestões que nos queira apresentar através do e-mail conference(at)problender(dot)pt.

Animações

1. Pergunta: Que tipo de animações posso submeter? Existe algum tempo mínimo para uma animação submetida?
Resposta: Aceitam-se animações 2D ou 3D nas suas várias vertentes (showreel, curtas-metragens, publicidade/institucional, demo técnica, etc.) sendo que estas serão apresentadas por temas e sujeitas a uma avaliação global pelo público presente na conferência. Não está definido um tempo mínimo para as animações, no entanto, a organização reserva-se ao direito de filtrar as submissões caso estas contenham material susceptível ou de pouca qualidade.

Concurso de Jogos de Computador

1. Pergunta: Estou a usar modelos 3D gratuitos para complementar um jogo que estou a desenvolver para o Concurso de Jogos. Queria saber se isto é permitido ou se é melhor também ser eu próprio a desenvolver esses modelos?
Resposta: Pode-se utilizar material que esteja disponivel gratuitamente para complementar uma submissão à conferência ou ser o próprio autor a desenvolver esse material, ficando essa decisão apenas a cargo do(s) autor(es) da submissão. é apenas necessário que qualquer material proveniente destas fontes livres seja devidamente referenciado.
2. Pergunta: No caso de pretender fazer uma submissão de um jogo é possível realizar uma apresentação oral ou mostrar algum tipo de media relacionada com o jogo na conferência? Se sim, que tipo de equipamentos estão ao dispor para apresentar o jogo à comunidade?
Resposta: Para além da submissão de um jogo a concurso, é possível fazer submissões para uma apresentação oral do jogo na forma de um artigo, um workshop (sobre qualquer etapa de desenvolvimento do jogo) e/ou uma animação sobre o mesmo. As apresentações serão realizadas num auditório estando à disposição de cada orador as condições necessárias, tais como um computador, videoprojetor, microfone, etc. No caso dos workshops estarão disponíveis salas de aula equipadas com Apples e PCs.
3. Pergunta: Caso não exista espaço para tal, de que forma serão os vários projetos que entrarão no concurso apresentados durante os dois dias de actividade? Ou apenas os vencedores terão direito a serem exibidos na conferência?
Resposta: De momento está planeada uma apresentação sobre o concurso em si (como decorreu, adesão, imagens de jogos e atribuição de prémios) que será dinamizada por um elemento da organização.
4. Pergunta: Visto que seis meses é um prazo relativamente curto, é possível enviar apenas uma demo do jogo para o concurso?
Resposta: Sim, é possível enviar apenas uma demo mas isso deve ser referido na submissão e, caso seja acompanhado por um artigo, animação ou workshop isso também deve estar devidamente descrito.
5. Pergunta: Ideias registadas no documento oficial, que ainda não estejam materializadas no projeto Blender em si, ou seja, ideias que não foram incluídas na demo, serão consideradas pela organização?
Resposta: Apenas serão consideradas as ideias implementadas no jogo final/demo. Porém, há a possibilidade de submeter também um artigo focalizado em trabalho futuro.
6. Pergunta: De que forma é enviado o anexo no e-mail com o jogo e documentos, no caso de ultrapassar os 20 MB máximos do Hotmail? Poderá ser feito o upload noutro meio, como Skydrive, Google Docs, etc?
Resposta: Sim, o envio do anexo poderá ser realizado por outro meio (a organização irá em breve divulgar estes meios no site).
........................................................................................................................................................................................................................................