Organização

A organização da conferência está a cargo da PROBlender – Associação Portuguesa de Blender, em parceria com a Escola das Artes e o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica do Porto. A PROBlender é constituída por membros do fórum Blender PT, a comunidade para utilizadores de língua portuguesa do Blender.

Comité Científico

Abi Feijó - Abi Feijó é licenciado em Arte Gráfica e Design pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, leciona na Universidade do Algarve e na Escola Superior Artística do Porto. Em 1984 frequentou um estágio no Office National du Film du Canada, sob a orientação de Pierre Hébert, onde realizou o seu primeiro filme “Oh que Calma” (1985). De regresso ao Porto fundou, em 1987, a “Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto” onde privilegia o filme de autor e uma abordagem artesanal do Cinema de Animação. Fundou ainda, em 2001, a Casa da Animação.

António Costa Valente - Docente da Universidade de Aveiro, dirige o festival de cinema AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, a conferência AVANCA|CINEMA e produz filmes de ficção, documentários e cinema de animação desde sempre. Foi produtor e co-realizador de “Até ao tecto do Mundo”, a primeira longa-metragem Portuguesa de cinema de animação. é autor do livro “Cinema sem actores: Novas tecnologias da animação centenária”, de 2001.

Marina Estela Graça – Docente e Coordenadora do departamento de Comunicação, Artes e Design da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. Lecionou na Aalborg University Esbjerg, obteve o Mestrado em Comunicação Social (Cinema de Animação) em 1990 e o Doutoramento em Ciências da Comunicação (Poética do Filme Animado) em 2003, ambos pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou, em 2006, um ensaio sobre a poética do filme animado intitulado “Entre o Olhar e o Gesto”. é realizadora e investigadora de curtas-metragens animadas, vice-presidente da Casa da Animação e autora de artigos publicados internacionalmente.

 

Conference Chairs

Pedro Bastos - Nasceu em 1982 em Coimbra, Portugal. Graduou-se em 2004 em Comunicação e Design Multimédia na ESEC. Realizou um Erasmus de nove meses no Cumbria Institute of the Arts em Carlisle, Inglaterra, onde recebeu em 2005 o Bachelor of Arts em Multimedia Design and Digital Animation. Regressou a Portugal e trabalhou em 3D como freelancer e professor em empresas e instituições. Realizou em 2008 o mestrado em Tecnologia Multimédia na FEUP. Escreveu dois livros em Português sobre Blender para a FCA em 2010 e 2011. é estudante de doutoramento em Digital Media na FEUP em rigging e animação facial, tendo publicado artigos científicos com impacto significativo.

Ricardo Pereira - Nascido em 1982 no Porto, Ricardo licenciou-se em Design Industrial na Faculdade Lusíada do Porto em 2007. No decurso da licenciatura lecionou Informática numa escola privada e, após a sua conclusão, trabalhou em freelance renderizando para o setor da construção civil, sendo admitido no Instituto de Engenharia Mecânica INEGI como responsável pela produção de moldes e protótipos rígidos e flexíveis. Durante três anos desenvolveu técnicas de modelação de próteses e instrumentos de âmbito médico com recurso à moldação por cera perdida na materialização de modelos de ligas de titânio. Co-fundou em 2011 a empresa Khota Creative Studio.

Rui Pereira – Rui nasceu em 1973 em Lisboa, Portugal. Em 2002 licenciou-se em Engenharia Informática no ISEP. Em 2006 terminou o mestrado em Engenharia Informática na UBI. Atualmente trabalha como professor de informática no ensino básico/secundário. Publicou vários artigos científicos e participou no desenvolvimento de jogos de computador. Rui vive em Castelo de Paiva.

 

Local Chairs

Luís Martins - Luís Gustavo Martins concluiu a licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Universidade do Porto, Portugal, em 1997, 2001 e 2009, respetivamente. O tópico da sua tese de mestrado foi transcrição polifónica musical e de doutoramento segregação de som em sinais musicais. é investigador no CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) e professor assistente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, onde desenvolve investigação nas áreas de engenharia de software, processamento de sinal, machine learning, análise de conteúdo áudio e design de sistemas interativos. é participante ativo da framework open-source de áudio Marsyas.

Diogo Vieira - Diogo Vieira (Portugal, 1981) é docente convidado da Escola das Artes na Universidade Católica do Porto (UCP), lecionando no mestrado em Animação por Computador e na licenciatura em Som e Imagem. Após finalizar o curso de Design Industrial, estudou Design for Interactive Media with Photography and Digital Imaging na Thames Valley University em Londres, Inglaterra. Desde então especializou-se em 3D foto realista desde a área de Arquitectura ao Design. Em 2008 cria a sua empresa de visualização 3D “Visual Labs”, que se tem revelado uma referência a nível de visualizações 3D para Arquitectura, Design e Promoção Imobiliária tanto em Portugal como internacionalmente. No decorrer de 2011 cria a empresa “Visual Mobile” onde desenvolve aplicações interativas para smartphones e tablets.

Ricardo Megre - Ricardo Megre é animador 3D e produz filmes desde que foi aluno do mestrado em Animação por Computador da Universidade Católica em 2005. Estudou e trabalhou em Nova Iorque onde concluiu a pós-graduação em Animação 3D e Efeitos Visuais na New York Film Academy e o curso de Cinematografia Avançada na School of Visual Arts. Trabalhou nas entidades Walsh Family Media, Petit Patapon e Gloss Post-Production e colaborou no documentário “Conversations with the Cosmos”. A sua carreira académica desenvolveu-se como professor na Universidade de Harvard, regressando a Portugal em 2009 como freelancer onde lecciona na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto no mestrado em Animação por Computador. Em 2011 co-fundou, em parceria com a sua esposa Ana Borges de Sousa, o estúdio Loopa, produzindo filmes, vídeo, animação 3D, VFX e motion graphics.

 

Articles & Posters

Daniel Basso - Daniel nasceu em 1978 em Caxias do Sul, Brasil. Fez o bacharelato (2002) e o mestrado (2005) em Ciência de Computadores, ambos na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) no Brasil. é atualmente estudante de doutoramento no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade do Porto, onde está a investigar nos ramos de computer vision e computational neuroscience.

Luís Loureiro - Luís nasceu em 1985 na cidade de Setúbal, Portugal. Frequentou o Instituto Superior Técnico onde se graduou em 2010 no curso de Mestrado Integrado de Engenharia Electrotécnica e Computadores. Atualmente trabalha na Addition Lda, como programador de aplicações multimédia para plataformas móveis e web. O Blender tem feito parte da vida do Luís desde o secundário e as suas principais áreas de interesse são modelação lowpoly e python scripting.

Renato Sousa – Renato nasceu em 1977 na cidade de Vila do Conde, Portugal. é licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), desde 2000. Em 2005, terminou o Doutoramento no campo da mecânica de fluídos, tendo passado um ano no Von Karman Institute for Fluid Dynamics, Bruxelas. Sempre trabalhou na investigação e desenvolvimento na área de mecânica de fluídos e transferência de calor, tendo iniciado na Fluidinova, empresa spin-off da FEUP, posteriormente na Bosch Termotecnology e atualmente trabalha na Pinto Brasil, no desenvolvimento de uma bomba de calor. Com duas filhas, usa o Blender como um passatempo no tempo livre.

 

Animations

Rogério Perdiz - Rogério é um cineasta independente e generalista freelancer especializado em animação 3D. Trabalha com programas de computador de código aberto para criar objectos e mundos virtuais imersivos. Produziu a curta metragem Orion Tear e está atualmente a trabalhar em Resilience Satelle no âmbito de Millzone.org, o domínio não lucrativo por ele fundado para ser o melhor fornecedor de entretenimento virtual feito em Portugal, para o Mundo.

Ricardo Silva - Ricardo nasceu em 1974 na cidade de Almada, Portugal. Licenciou-se em Comunicação e Design Multimédia na ESEC. Fez Erasmus no Cumbria Institute of the Arts em Carlisle, Inglaterra, em Multimedia Design and Digital Animation. é freelancer desde 2007 na área de Modelação e Animação 3D elaborando projetos de animação infantil e institucional, visualização de arquitectura e modelação e animação para motores de jogo e realidade aumentada. é colaborador principal em Animação e Modelação 3D na empresa 3Decide (www.3decide.com).

Rui Teixeira – Nasceu em 1975 em Chaves, Portugal. Em 1994 terminou o curso de Técnico de Informática, onde teve uma pequena introdução ao mundo do 3D através do Autocad. Vários anos depois conheceu o universo do software livre, entre eles o Blender. De imediato se “apaixonou” pela filosofia que rodeia as comunidades de software livre e de código aberto, a de entreajuda e de partilha de conhecimento. Desde então tem usado o Blender como hobby, sempre de espírito aberto para ajudar os outros e na partilha dos seus próprios conhecimentos.

 

Workshops

Paulo Martins – Paulo nasceu em 1974 na Alemanha e possui nacionalidade Portuguesa. Trabalha na Força Aérea Portuguesa e é detentor dos níveis 1 e 2 do curso de Desenho Técnico em Autocad. é um entusiasta e autodidata do Blender, sendo este o seu principal hobby desde 2008.

Pedro ângelo - Pedro ângelo é estudante de Doutoramento em Digital Media no contexto do programa UT Austin|Portugal, tendo anteriormente trabalhado como consultor independente de investigação para projetos criativos. A sua investigação está focada no desenvolvimento de ferramentas de programação criativa que permitam aos artistas tirar partido de sistemas de hardware paralelo heterogéneo. Interessa-se também por fabricação digital open-source, hardware hacking e instrumentos musicais DIY. Como ativista do Software Livre e da Cultura Livre, esteve envolvido na fundação e organização inicial do PortoLinux, da comunidade portuguesa de utilizadores de Blender, da associação cultural Audiência Zero e da rede de laboratórios criativos AZ Labs.

Ruben Carvalho – Nasceu em 1984 em Viseu, licenciou-se em Tecnologias e Design Multimédia no Politécnico de Viseu, o qual concluiu com um jogo de computador totalmente baseado no motor de jogo do Blender. Atualmente trabalha como Bolseiro de Investigação na Escola Superior de Saúde de Viseu num projeto financiado pela FCT no âmbito da Monitorização de Indicadores de Saúde Infanto-Juvenis. Encontra-se no último ano do Mestrado de áudio-Visuais na Universidade de Aveiro.

 

Game Contest

João Alves – João nasceu em 1979 em Lisboa, Portugal. Frequentou a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL, antiga ESBAL) onde realizou o curso de Artes-Plásticas/Pintura com especialização em Audiovisuais e Fotografia. Completou recentemente o Mestrado de Novos Média e Práticas Web na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) com especialização em Artes Digitais (Tema: Design de Jogos Digitais) e Documentário (Tema: Cegonha no Litoral Alentejano). Tem como principal gosto o Web Development/Design, o Desenho 3D (stills e animações), a Realidade Aumentada e o Game Design.

Matthew Dietel – Matthew nasceu em 1997 nos EUA. O seu pai ensinou-o a programar aos 7 anos de idade. Trabalha com o Blender Game Engine desde há 4 anos e recentemente tornou-se um dos programadores do mesmo. Matthew já trabalhou no desenvolvimento de vários jogos de computador em BGE e atualmente é coordenador de um projeto de larga escala denominado BlitzStorm. Frequenta o 10.º ano de escolaridade e vive no Minnesota, EUA.

Nelson Zagalo – Nelson Zagalo é professor auxiliar na Universidade do Minho (UM). Doutorado em Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, é atualmente diretor do Mestrado em Media Interativos e membro da comissão diretiva do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital, ambos da UM. é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e co-director do Laboratório EngageLab do Centro de Computação Gráfica da UM. Foi membro-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Nelson Zagalo é autor do livro “Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos” e encontra-se a escrever o livro “História Portuguesa dos Videojogos”.

Rita Fernandes – Rita nasceu em 1979 em Tomar. Licenciou-se em Comunicação e Design Multimédia na ESEC. é freelancer desde 2007 na área de Design Gráfico e Ilustração e proprietária do restaurante Cookie's Star em Coimbra. Teve acesso ao Blender através do amigo Ricardo, tornando-se num hobby.

Showreel

Telmo Lourenço – Telmo nasceu em Coimbra, Portugal, no ano de 1992, local onde reside. é detentor do 12º ano do Curso Tecnológico de Ação Social e gere um canal de vídeos, da sua autoria, no YouTube. Descreve-se como sendo um amante de jogos de computador, de música e da ferramenta de produção 3D Blender.

 

Logótipo da Conferência e Spot Publicitário

Anabela Faria - Nasceu em 1985 em Viana do Castelo. é licenciada em Design Multimédia. Em 2010 frequentou o Zon Animation Lab na Universidade do Texas, Austin. Trabalhou em projetos de animação infantil 2D e 3D, motion graphics, ilustração, GUI design e concept art. Atualmente trabalha como freelancer em ilustração e motion design.

 

Logistics

Mariana da Silva – Mariana nasceu em 1979 em São Paio de Oleiros, Portugal. Possui a licenciatura em Psicologia Clínica (Braga) e Artes-Plásticas (Tomar). Atualmente encontra-se a concluir o mestrado em Belas Artes na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

 

........................................................................................................................................................................................................................................