Submissões

Aceitam-se contribuições teóricas e/ou práticas nas categorias de artigos, animações e workshops, que devem ser submetidas pelo(s) autor(es) para o e-mail conference(at)problender(dot)pt (ou blenderptconf(at)gmail(dot)com) até 10 de dezembro de 2012 até 31 de dezembro de 2012. A submissão final das contribuições deve ser submetida até ao dia 20 de fevereiro de 2013.

Caso o Blender não seja a sua principal ferramenta de produção 3D pode igualmente submeter uma contribuição, sendo apenas necessário que o seu trabalho possua algum tipo de relação com o Blender. Um exemplo adequado é a migração para o Blender de um trabalho realizado com outra(s) ferramenta(s) de produção 3D.

Cada autor pode optar livremente entre uma ou mais categorias e escrever em Português e/ou em Inglês. A submissão de uma contribuição implica o registo de pelo menos um dos autores na conferência de modo a apresentar oralmente ou na forma de um poster a sua contribuição. Os posters deverão ter dimensão A1 (594mm x 841mm) com orientação horizontal ou vertical (a conferência não suporta custos de impressão de posters).

Avaliação
As submissões serão revistas pela comissão organizadora da conferência e, em caso de aceitação, serão incluídas nos proceedings, que serão posteriormente disponibilizados aos autores em formato digital PDF com ISBN. Serão ainda atribuídas menções honrosas às melhores contribuições e um prémio de 250€ à animação mais votada pela assistência.

Templates
A cada categoria está associado um template escrito nos formatos Libre Office e Microsoft Word que deverá usar para formatar a sua submissão. Cada template inclui informação mais específica acerca da categoria de contribuição a que pertence. Os templates podem ser descarregados a partir da tabela a seguir.

Português (PT) Inglês (EN)
Artigos .odt / .doc .odt / .doc
Animações .odt / .doc .odt / .doc
Workshops .odt / .doc .odt / .doc

 
Artigos
De índole principalmente científica, os artigos são uma excelente oportunidade para apresentar projetos de investigação ou trabalhos académicos teóricos e/ou práticos já desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Animações
De índole principalmente artística, as animações englobam produções 2D e/ou 3D tais como showreels, curtas-metragens, publicidades, demos técnicas, making of e outras produções já desenvolvidas ou em desenvolvimento. As animações poderão ainda ser apresentadas sob a forma de pechakuchas, podendo os autores compilar os seus trabalhos num único template.

Workshops
De índole principalmente técnica, os workshops são uma modalidade educacional com o potencial para permitir aos seus participantes uma aprendizagem distinta nas mais diversas áreas de produção 3D.

........................................................................................................................................................................................................................................